img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quinta-feira, 31 de maio de 2018

8º Ano Visita o Museu de História da UNIVATES

História da Colonização do Vale do Taquari.

A turma do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Universitário, visitou no dia 15 de maio do corrente ano  o museu de ciências da Universidade UNIVATES, onde assistiu a palestra sobre o “Processo de Colonização do Vale do Taquari”. O professor Luís Carlos Scherer, falou sobre as diversas mudanças que o Vale do Taquari passou até chegar à formação geopolítica atual. No início da colonização, os rios tiveram papel importante nos movimentos humanos e nas transformações da paisagem.
Segundo o professor Luís, o tema da Colonização do Vale,  busca dar voz aos grupos com representatividade “abafada” nos diferentes contextos históricos e abordados, como escravizados, indígenas e lavradores nacionais. “São grupos de grande relevância local, porém pouco documentados, que moldaram a região onde estamos inseridos hoje”, explica.
Os estudantes do 8º ano, complementaram seus estudos de história da região e perceberam a importância das diferentes etapas históricas pelas quais passou o Vale do Taquari até os dias atuais.  Acompanhados pelo professor de história, realizaram um relatório da visita que será apresentado em sala de aula para avaliação do professor.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Alunos do 7º ano Pesquisam Sobre Fungos

A IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS Os alunos do sétimo saíram a campo para pesquisar fungos junto à trilha da mata próximo à escola, acompanhados pela professora de biologia Solange da Silva. Vários tipos de fungos foram encontrados e os alunos entenderam a importância dos mesmos para a natureza. Os fungos e as bactérias são os principais decompositores da natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza. Os alunos  apreciam e valorizam o contato com o meio ambiente e prenderam a importância de pesquisar através de aulas ao ar livre.

Trabalho Sobre Fontes de Energia do 5º Ano.

Os estudantes do 5º ano orientados, pela professores Letícia Lima pesquisam sobre as diferentes fontes de energia. As energias provêm de recursos naturais. Algumas são renováveis como as que provêm do sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Outras não o são, como por exemplo, o urânio, carvão e petróleo, e são retirados da natureza, que existem em quantidade limitada. Os alunos confeccionaram maquetes sobre o assunto.
Item 1 Item 2
R$10 R$40

domingo, 27 de maio de 2018

As crianças do Pré Confeccionaram Presentes para o Dia das Mães.

Educação Para o Trânsito


"Nós somos o trânsito"
O  Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações do dia a dia e nos leva a  uma reflexão sobre a nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos: aos condutores, pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
O Movimento Maio Amarelo foi criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito. Objetiva coordenar ações entre o Poder Público e a Sociedade Civil sobre segurança viária, discutir o tema, estimular o engajamento de todos em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Na Escola Universitário, o tema é trabalhado nas turmas pelos professores e com o apoio do Fiscal de Trânsito Paulinho Andres que, através de palestras e saídas de estudo nos diferentes locais da cidade, conscientiza os estudantes a pensarem que a mobilidade é uma responsabilidade de todos. O projeto na Escola Universitário envolve a todos os responsáveis pela educação. O 5º ano se envolveu no projeto e fez saídas de estudos, assim como as demais turmas da escola.

Visita à UNIVATES

História da Colonização do Vale do Taquari
A turma do 8º ano do Ensino Fundamental da ESCOLA UNIVERSITÁRIO, visitou no dia 15 de maio do corrente ano  o museu de ciências da Universidade UNIVATES, onde assistiu a palestra sobre o Processo de Colonização do Vale do Taquari. O professor Luís Carlos Scherer, falou sobre as diversas mudanças que o Vale do Taquari passou até chegar à formação geopolítica atual. No início da colonização, os rios tiveram papel importante nos movimentos humanos e nas transformações da paisagem. Na região geopolítica do Vale do Taquari, o rio Taquari e seus afluentes propiciaram a sobrevivência e o estabelecimento de diferentes sociedades em suas margens. Segundo o professor Luís, o tema busca dar voz a grupos com representatividade “abafada” nos contextos histórico e local abordados, como escravizados, indígenas e lavradores nacionais. “São grupos de grande relevância local, porém pouco documentados, que moldaram a região onde estamos inseridos hoje”, explica., o tema busca dar voz a grupos com representatividade “abafada” nos contextos histórico e local abordados, como escravizados, indígenas e lavradores nacionais. “São grupos de grande relevância local, porém pouco documentados, que moldaram a região onde estamos inseridos hoje”, explica.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Pesquisa sobre Lajeado

Com o objetivo de conhecer melhor o Município de Lajeado, os alunos do 4º ano fazem pesquisa. Para entender a real dimensão do Município e sua inserção na região, os alunos pesquisaram a origem do nome, sua localização, a população e sua distribuição nos bairros, as etnias, a produção industrial, agropecuária, clima, vegetação e hidrografia. Destacaram a grande importância do Rio Taquari para o município e região. Orientados pela professora Ana Thomas, os alunos observaram a importância desse Rio para a vida dos habitantes e que muitas vezes não é valorizado e bem conservado. O nome Lajeado vem do ponto de referência que se dava às sesmarias. No Rio Taquari e no Arroio do Engenho, as águas formavam cascatas sobre lajeiros, daí o nome da cidade. Entretanto, em virtude da barragem de Bom Retiro do Sul, os lajeados do Taquari, bem como suas cascatas, estão submersos.

domingo, 6 de maio de 2018

Aquisição e Inauguração de Novos Brinquedos para a Escola

Novos brinquedos para as crianças se divertirem foram adquiridos pela equipe diretiva da escola Universitário. Já foi inaugurado o Big Playgroundo e as crianças agradecem. vejam a alegria das crianças...


Educação para o Trânsito

O Movimento Maio Amarelo é um proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, sendo uma ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil. O Movimento chega à sua 5ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Nas Escolas Municipais de Lajeado o Fiscal de Trânsito Paulinho Andres, responsável pelo projeto "Educação no Trânsito", faz palestras ao alunos e complementa os trabalhos que os professores realizam em sala de aula. Na Escola Universitário, os alunos realizaram atividades educativas em sala de aula e nas ruas.